Estratégias de indicação
Módulo 2: Presencial
Você não precisa ficar com medo de indicar presencialmente e nem travar na hora de negociar com o seu cliente. É importante que você conheça as possíveis estratégias de indicação e pratique a que te deixar mais confortável, mas sem medo de errar, afinal, você precisará treinar pra chegar na perfeição.
Conheça melhor a estratégia do Presencial
No presencial, você tem o famoso porta a porta. É essencial que você estabeleça uma rota de visitas e se planeja para realizar uma média de visitas por dia. Faça um estudo dos negócios que você atrair e defina quais serão os clientes que você irá visitar. Essa definição pode ser feita por bairro, tipo de negócio, horário de funcionamento e etc.
Crie uma rota inteligente que te permita perder menos tempo de deslocamento entre um cliente e outro. Se precisar, utilize alguma ferramenta online que te permita ter essa organização mais visual.
Tenha em mãos materiais sobre as maquininhas e planos. Se quiser, você pode imprimir panfletos, ter cartões de visitar e até usar camisas e bonés com a nossa logo (veja o nosso kit do parceiro no site de materiais de divulgação).
Comece com um número tangível, por exemplo, 10 visitas a clientes. Em breve, você vai começar a entender a média de tempo que gasta em cada visita (inclusive de acordo com o funil) e poderá incluir mais visitas ou tirar algumas.
Saber quantos clientes estão em cada fase do funil e colocar as visitas diárias nesse modelo, te ajudam a entender o que você precisa levar a mais de informação ou portfólio para aquele cliente.
Numa rota de 10 clientes, veja os exemplos de visitas de um dia:
3 clientes para fazer um primeiro contato – necessário levar todo o seu material de apresentação e saber um pouco sobre os negócios deles;
3 clientes para qualificar e entender melhor as dores e o que ele usa hoje – você precisa ir preparado com o conhecimento mínimo do negócio desses clientes e com conhecimento sobre nossos produtos e possíveis concorrentes;
2 clientes que você irá para fazer o fechamento – aqui levar informações que ficaram faltando na negociação e informações de pós venda, como por exemplo, como ele pode contatar o atendimento do Ton, para deixar o cliente mais confortável;
2 clientes para retornar e fazer o follow up (acompanhamento). – acompanhar com o cliente se ele ficou com alguma dúvida sobre nossos produtos, levar novas sugestões de soluções para as suas dores e etc.
Passo a passo para uma abordagem e negociação de sucesso:
Apresente-se como parceiro (a) Ton e pergunte o nome da pessoa com quem está falando. Se não for responsável pelo estabelecimento, investigue o melhor dia e horário para falar com ele. Caso seja, inicie a negociação.
Olhe nos olhos do seu cliente e sorria. Seja empático e adote uma linguagem que o seu cliente se identifique (claro, sempre com respeito).
Pergunte sobre o cliente, sobre a loja e sobre a história do estabelecimento. Esse é o momento de mostrar interesse genuíno pelo cliente e se conectar com ele.
Faça perguntas abertas sobre a máquina que ele usa hoje. Esse é o momento de captar todas as dores do cliente.
Fale sobre o Ton! Explique sobre todos os benefícios que oferecemos e mostre para o cliente qual seria o modelo e plano mais adequados para ele, apresentando os valores e formas de pagamento.
Tire todas as dúvidas do cliente e faça perguntas e afirmações que conduzam para o fechamento da indicação.
Se você não conseguir realizar o fechamento na hora, organize-se para fazer o remarketing com esse cliente, 1 ou 2 dias depois, buscando outra chance de fechar com aquele cliente.
Se você concluir a indicação, agende uma mensagem ou uma ligação para saber se deu tudo certo. Pergunte sobre a entrega, sobre a máquina e o aplicativo, entendendo as possíveis dificuldades. Isso cativa a confiança do cliente e faz com que ele te indique para outras pessoas!
Exemplos de abordagens:
Perguntas abertas que podem se tornar pitchs matadores:
Agora chegou o momento de pegar todos esses passos e dicas e montar a estratégia que melhor se adaptar na sua realidade. Mescle entre indicação presencial, online (pagando ou não), siga só uma dessas iniciativas.. o importante é você se sentir confortável e praticar pra chegar no melhor resultado possível! 💚
Veja também “Estratégias de Indicação – Módulo1”:
ONDE ESTAMOS
Av. Doutora Ruth Cardoso, 7221, 20° andar, Pinheiros, CEP 05425-902 – São Paulo/SP
CNPJ: 18.727.053/0001-74
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